Um estudo divulgado recentemente pela empresa de tecnologia Fiserv sobre os hábitos de consumo dos brasileiros ressaltou o crescente aumento da popularidade dos pagamentos digitais no país. O grande destaque ficou para o Pix, que apareceu em 2º lugar entre os meios de pagamento preferidos dos brasileiros.
Além disso, ele foi eleito por 66% dos entrevistados o meio de pagamento mais seguro, superando, inclusive, dinheiro em espécie.
Desde que foi lançada, a nova modalidade de pagamento cresceu de forma muito rápida e, segundo o BC, atualmente são mais de 274 milhões de chaves Pix cadastradas, contra 95 milhões no mês de novembro de 2020 – um aumento de mais de 188% em poucos meses.
Mas, por que esses dados são relevantes para o transporte público? Por trás desses números, está uma tendência marcante de mudança no comportamento do consumidor, algo que precisa ser observado de perto pelo setor e levado em consideração no planejamento de uma modernização do sistema.
É o fim do dinheiro em espécie?
O crescimento do Pix acontece ao mesmo tempo em que outros meios de pagamentos digitais, como as carteiras digitais, ganham a simpatia da população. Quando comparada em relação ao período antes da pandemia, a preferência dos entrevistados aponta para um declínio expressivo do uso do dinheiro em espécie, muito motivado pelo risco de contágio com o novo Coronavírus.
Dispositivos móveis são destaque
Além da pandemia, essa mudança nos hábitos da população está sendo impulsionada por fatores como o crescimento no número de dispositivos móveis por pessoa – segundo a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), somente no Brasil existem 234 milhões de smartphones para uma população de 211 milhões de pessoas.
Para consumidores adultos de todas as idades, inclusive, o smartphone se tornou mais importante do que a carteira física. Segundo o estudo, 58% dos entrevistados disseram que seria pior perder e nunca encontrar o celular do que a carteira, variando de 63% entre pessoas de 25 a 34 anos a 51% entre pessoas de 55 anos ou mais.
Como o transporte público pode aproveitar este momento para ganhar em competitividade?
A adesão dos brasileiros aos pagamentos digitais veio para ficar e não é uma tendência que se fortificou somente por conta da pandemia, como pode-se observar. Essa transformação tem reflexo direto no relacionamento do usuário com o transporte público e aponta para o potencial da digitalização dos meios de pagamento e para a necessidade de acelerar esse processo, não só para contribuir com a retirada do dinheiro a bordo, mas para gerar mais atratividade para o usuário.
Para modernizar o seu sistema de transporte com foco na oferta de novos modelos de pagamento para a população é fundamental contar com uma plataforma de bilhetagem robusta e preparada para integrar outras soluções. Neste artigo, nós damos dicas de como inovar o modelo de venda no transporte público.